PIONEIROS EM FÓRUM REGIONAL
Fundado em 30/11/1964 pelo Prof. Nicolau Chiavaro Neto *** Sede Própria localizada na Av. José Loureiro da Silva, nº 900, Centro, Gravataí - RS - Fone:51-30426051 - gemurialdo@yahoo.com.br *** Reuniões aos Sábados das 14 às 17hs *** "Há mais de 45 anos Formando Melhores Cidadãos" ***
Hoje, 12 de julho de 2007, nosso grande Chefe e Fundador NICOLAU CHIAVARO NETO, estaria completando 72 anos de vida.
É nosso dever, sempre nos lembrarmos desta data, como forma de mantermos aceso o “Fogo do Escotismo” em Gravataí, e principalmente do Grupo Escoteiro Murialdo, primeiro grupo escoteiro de nossa cidade.
Certa vez, um grande amigo seu, também incentivador do Escotismo e parceiro de muitos outros relevantes serviços prestados ao município, nos descreveu um pouco, sobre quem foi este excepcional cidadão gravataiense, nascido em 12 de julho de 1935.
"Viveu amando a todos. Morreu, querido por todos!"
"O mago das palavras, o mestre de uma vida dedicada à educação, um ser humano de uma visão muito clara sobre a vida e sobre a morte, um sábio que sustentou idéias além de seu tempo, uma pessoa de enorme capacidade criativa, uma pessoa boníssima, de um sentimento humanitário incrível... Assim era Nicolau Chiavaro Neto, pai de muitas idéias e ideais, que cumpriu de maneira ímpar sua missão educadora pelos caminhos que trilhou. Foi assim na sala de aula, foi assim dirigindo a Secretaria da Educação de Gravataí, foi assim nas ações comunitárias junto ao Lions Clube. Foi assim ao inspirar e ajudar a formar a Associação do Bem-Estar do Menor. E, antes de tudo isso, foi assim ao criar, incentivar e dirigir o movimento escoteiro na cidade."
"De clareza, transparência e autenticidade em cada gesto, Nicolau deixou lições que o tempo não ousou apagar, nem mesmo passados 14 anos de seu distanciamento da Terra. Como se ele aqui estivesse, ainda é possível lembrar de expressões marcantes de sua eloqüência. Quem não o escutou parafraseando Fernando Pessoa? Quando ele concluía um pronunciamento dizendo “sempre vale a pena quando a alma não é pequena”, Nicolau tinha a noção exata de que, como um segundo pai, que conseguira ser para muitos discípulos, dentro e fora das salas de aula, a caridade poderia ser prestada até mesmo através de um simples sorriso. E quando citava Saint Exupéry, a singeleza de “O Pequeno Príncipe” transcendia ao ensinar que “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. E num aceno de mão, num sorriso ou até mesmo numa cara amarrada, que ele bem sabia apresentar, quando necessário, o mestre transmitia bondade. Bondade que sabia passar, mesmo quando a resposta era um categórico não."
"Nicolau gravou corações com seu grande senso de justiça, ponderando sempre com base no que seria correto e ético. Para falar do coração, o mestre também recordava o escritor francês ao afirmar que “só se vê bem com o coração, pois o essencial é invisível aos olhos”. Queria dizer, e dizia, que o ser humano precisa ter a capacidade de entrar no coração das pessoas para melhor conhecer, julgar, admirar e amar. E essa capacidade de entrar no coração das pessoas ele tinha."
"Nicolau foi grande até na morte, com a compreensão de que um dia seu tempo passaria. E ele escreveu isso, sem pena de si próprio: “Um dia minha pena passará; um dia minha pena não mais escreverá; um dia minha pena será leve pluma a andejar num prado; um dia minhas penas serão travesseiros acariciando as cabeças dos meus amores”. Ao ser grande até na morte, Nicolau pediu aos amigos que, ao invés de gastarem com coroas de flores, comprassem livros para a biblioteca dos escoteiros ou qualquer outra biblioteca. Se isso não bastasse, teve a coragem de escrever o próprio epitáfio. E nele, em Latim, que tanto admirava por ser uma língua que em poucas palavras dizia muita coisa, o mestre passou a derradeira lição: “Laetitia maxima medicina laeti estote”, isto é, “sede alegres, pois a alegria é o melhor remédio para todos os males”."
24/07/07 (terça-feira)
Sessão na Câmara Municipal de Gravataí em Homenagem ao Centenário Mundial do Movimento Escoteiro e aos 43 anos do mesmo em Gravataí.
>>> Local: Câmara Municipal de Gravataí.
>>> Início: às 20 horas.
31/07/07 (terça-feira)
Vigília do Centenário - Intensa programação em vigília ao “Fogo de Conselho”, até o nascer do sol, quando mundialmente ocorrerá o alvorecer do centenário.
>>> Local: Sede do Grupo Escoteiro Murialdo.
>>> Início: às 20 horas.
01/08/07 (quarta-feira)
Amanhecer Mundial do Escotismo - Momento único, em que ao nascer do sol, milhões de Escoteiros, espalhados pelo mundo, renovarão sua promessa, marcando o início de um novo século para o Movimento Escoteiro Mundial.
>>> Local: Sede do Grupo Escoteiro Murialdo.
>>> Início: às 5 horas, ao nascer do sol.
01/08/07 (quarta-feira)
Participação dos Escoteiros na Missa da Novena da Padroeira do Município.
>>> Local: Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos.
>>> Início: às 19h30min.
* Logo Oficial do Centenário
2007 é um ano muito especial para o Escotismo Mundial e conseqüentemente para os Escoteiros de Gravataí. Dia 1º de agosto completaremos 100 anos de fundação deste extraordinário movimento educacional, voltado para auxiliar e contribuir na formação de jovens e crianças.
Comemorar estes 100 anos é um privilégio desta geração. É o início de um novo século para o Movimento Escoteiro Mundial.
Uma intensa programação comemorativa, a altura desta celebração mundial, foi elaborada. Segue “Convite Oficial” contendo todas as informações sobre a mesma.
* Click na imagem para ampliar.
De 23 a 27 de janeiro de 2008, no Parque Histórico Marechal Osório, em Tramandaí - RS, acontecerá o 1º JAMBOREE GAÚCHO, que irá fechar com chave de ouro as comemorações do Centenário do Movimento Escoteiro no nosso Estado.
O 1º Jamboree Gaúcho acontecerá em um local maravilhoso, distante poucos quilômetros do litoral gaúcho, cercado de fantásticas lagoas e montanhas deslumbrantes que compõem um cenário ideal para a prática do Escotismo.
O 1º Jamboree Gaúcho promoverá simultaneamente :
1) ACANTONAMENTO REGIONAL DE LOBINHOS (ARL);
2) ACAMPAMENTO REGIONAL DE PATRULHAS (ARP);
3) AVENTURA REGIONAL SÊNIOR (ARS);
4) MUTIRÃO REGIONAL PIONEIRO (MRP);
5) ACAMPAMENTO REGIONAL DE MODALIDADES DO AR E MAR.
O investimento no evento está estimado em R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais) por participante. Nestes valores estarão incluídas uma programação de alta qualidade, as infra-estruturas necessárias para o evento (transporte, saúde, comunicação, segurança e seguro), bem como a alimentação completa.
A UEB/RS está preparando as condições de infra-estrutura para a recepção de até 4.000 participantes, envolvendo toda a família escoteira gaúcha, bem como convidando a nossos irmãos escoteiros das demais regiões do Brasil e dos países vizinhos.
Prepare seu espírito de aventura e desafio, e venha curtir o 1º Jamboree Gaúcho. Mobilize todo o seu Grupo Escoteiro. Aproveite para relembrar os grandes momentos vividos, no mesmo local, pelos nossos irmãos escoteiros durante o Jamboree do Cone Sul em 1986, no Ajuri Nacional em 1989 e no Jamboree Panamericano em 1993.
A partir de agora, estaremos intensificando as informações para que todos possam ter acesso a este grande evento escoteiro que será o 1º JAMBOREE GAÚCHO.
Nos próximos dias, a Direção Regional da UEB/RS divulgará a programação prevista, bem como o plano de parcelamento do investimento para a participação de todos os escotistas gaúchos.
A Caixa Econômica Federal lançou bilhete para a extração da loteria federal do dia 04 de agosto de 2007 (sábado) em homenagem ao Centenário Mundial do Movimento Escoteiro. O prêmio será de R$ 100.000,00 (cem mil reais), e o bilhete já está disponível para venda nas principais casas lotéricas do Brasil.
Compre o seu antes que acabe ...