28 abril 2006

ACAMPAMENTO T1+T2+TS - FOGO DE CONSELHO

Nos dias 21,22 e 23 de Abril de 2006 (sexta, sábado e domingo) o Ramo Escoteiro (Tropa 1 e Tropa 2) e o Ramo Sênior estiveram acampando, no Piquete Figueira Grande em Gravataí. Na noite de sábado foi realizada a tradicional Cerimônia Escoteira do Fogo de Conselho, contando com uma participação especial do Ramo Sênior, que acendeu misticamente o mesmo, através de uma flecha incandescente. O tema principal foi as comemorações do Dia Mundial do Escoteiro, sendo presidido pelo Chefe Celso, Chefe Responsável da Tropa 1, contando também com uma boa participação de pais e membros do Grupo.

T2 - MISSÃO GANDALF

ACAMPAMENTO T1+T2+TS

TROPA 2 REALIZA TRAVESSIA ENTRE MORROS

No feriadão formado pelos dias 21,22 e 23 de abril as Tropas 1 e 2 do Ramo Escoteiro e a Tropa Sênior realizaram um acampamento no Piquete Figueira Grande. A chuva na sexta-feira pela manhã assustou, mas a confiança na previsão do tempo fez com que as tropas fossem para a atividade assim mesmo. O ótimo final de semana de sol mostrou que foi a decisão certa. No Fogo-de-Conselho, os participantes homenagearam o DIA DO ESCOTEIRO (23 de abril).

A principal atividade da T2 ocorreu no sábado, dia 22. Os elementos deslocaram-se até o Morro do tigre, próximo ao local do acampamento, para realizar uma travessia. Como o morro é composto de dois montes, a tropa realizou um trekking (caminhada) de um cume ao outro, passando por trilhas de difícil acesso. Os elementos e a chefia foram divididos em duas equipes, realizando a jornada em períodos diferentes. Durante todo o percurso, as equipes comunicavam-se entre si e com o acampamento através de rádios. O outro lado do Morro do Tigre, bem menos freqüentado do que o primeiro, mostrou-se ser um lugar de grande beleza natural. Entre as rochas, encontramos uma Santinha em uma capela escavada no morro. A semelhança do local com os cenários do filme O Senhor dos Anéis fez com que a equipe o batizasse de "Torre Gandalf".

Após o almoço (assamos umas calabresas no cume do morro), regressamos pela mesma via. Apesar de cansados, os elementos chegaram ao acampamento contentes pelo sucesso da aventura.

........................................................................................................................................[ ]'s, Mgo.

27 abril 2006

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS AO DIA MUNDIAL DO ESCOTEIRO II - MAIS FOTOS

* Click nas fotos para ampliar.

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS AO DIA MUNDIAL DO ESCOTEIRO II

Parabéns a toda a Grande Família Murialdo, que compareceu e prestigiou a Missa em Ação de Graças ao Dia Mundial do Escoteiro, realizada no dia 23 de abril de 2006, na Igreja Matriz de Gravataí, às 18h. Parabéns também a Patrulha Dinossauro, que concretizou a realização deste evento, que não só homenageou o escotismo, como também proporcionou uma importante interação de seus membros, em especial do Grupo Escoteiro Murialdo, com a comunidade de sua cidade, Gravataí.

19 abril 2006

JANTAR DO REENCONTRO


11 abril 2006

ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DA PRIMEIRA ALCATÉIA (RAMO LOBINHO) DO GRUPO ESCOTEIRO MURIALDO

Na foto, a primeira Alcatéia (Ramo Lobinho) do Grupo Escoteiro Murialdo, criada em 11 de abril de 1966, data em que foi realizada a Promessa de seus primeiros integrantes, cerimônia esta que aconteceu no Colégio Dom Feliciano. Atrás: José Paulo Vargas de Ávila, Breno Moacir Vargas de Ávila, Luís Carlos da Silva Ohlweiler, Antônio Carlos de Medeiros, Umberto Soares, Delmar Hugo Dornelles, Jorge Rogério de Haan Porto. À frente: José Roberto de Medeiros, César Augusto Linck Gomes, Alcides Luiz Gomes, Laerte Lucena Gil, José Maurício Gomes, Luiz Francisco Dias Brambilla, José Luiz Mallmann do Amaral. E o fundador do Escotismo em Gravataí Chefe Nicolau Chiavaro Neto.
Seguem os Chefes dos Lobinhos desta época:
Akelá - Isaura Martins Chiavaro e Baloo - Nicolau Chiavaro Neto.
* Fonte Acervo Histórico do Grupo - Patrulha Dinossauro.

07 abril 2006

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS AO DIA MUNDIAL DO ESCOTEIRO

O GRUPO ESCOTEIRO MURIALDO CONVIDA
toda a comunidade de Gravataí, em especial amigos e antigos membros do Grupo, para participarem de nossa Missa em Ação de Graças ao Dia Mundial do Escoteiro. Para este evento toda a Família Murialdo está convocada, Pais, Chefes, Diretores, Patrulha Dinossauro, Lobinhos(as), Escoteiros(as), Sêniors, Guias e Pioneiros(as).
DATA: 23 de abril (domingo)
LOCAL: Igreja Matriz de Gravataí
HORÁRIO: às 18h
OBS: Solicitamos que estejam todos às 17h30min e lembramos que o Uniforme deverá estar impecável.
Contamos com a participação de todos!!!

ABRIL MÊS DA FRATERNIDADE ESCOTEIRA MUNDIAL

Como 23 de abril é o Dia Mundial do Escoteiro, o Grupo Escoteiro Murialdo estabeleceu que durante todo o mês de abril seja comemorado a Fraternidade Escoteira Mundial. Em razão disso, o Grupo solicita para todos, em especial aos seus Chefes, que em algum momento de suas atividades deste mês, façam referências ao dia 23, como também comemorem e pratiquem a Fraternidade Escoteira Mundial.

PRÁTICA RELIGIOSA

"O Escotismo é um movimento franqueado a todos os que crêem em Deus. A UEB respeita e estimula a prática da religião dos seus associados e Grupos Escoteiros, e incentiva a todos os seus membros a praticar ou buscar uma religião. Incentiva e facilita para que os programas de atividades escoteiras proporcionem o culto e a prática das confissões religiosas dos participantes." Regra 021 do P.O.R. – UEB.

FRATERNIDADE MUNDIAL

"Todos os membros do Movimento Escoteiro fazem parte da grande Fraternidade Escoteira Mundial e dessa forma concorrem para a paz e a mútua compreensão entre os homens, auxiliando a todos os movimentos de cooperação internacional que se coadunam com esses interesses e sentimentos." Regra 020 do P.O.R. – UEB.

04 abril 2006

23 de Abril – Dia Mundial do Escoteiro

Em todo o mundo comemora-se no dia 23 de abril o "Dia Mundial do Escoteiro". Data em homenagem ao Santo escolhido por Baden-Powell como padroeiro dos escoteiros. Sobre isso, o Fundador escreveu, no seu livro "Escotismo Para Rapazes": "Os cavaleiros tinham como padroeiro São Jorge, porque era, de todos os Santos, o único Cavaleiro. São Jorge é o padroeiro da Cavalaria e um santo de especial devoção na Inglaterra. É, também, o padroeiro dos Escoteiros em toda a parte. Portanto, todos os Escoteiros devem conhecer sua história e sua lenda."

Baden-Powell apresenta o padroeiro como um modelo a ser seguido pelos escoteiros, ponderando que não se deve desistir diante de um obstáculo, pois São Jorge "fez o melhor que pode e, finalmente, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar". "O dia de São Jorge é 23 de abril. Nesse dia todos os bons Escoteiros fazem questão de meditar sobre a Promessa e a Lei Escoteira. Lembre-se disso no próximo dia 23 de abril e envie suas saudações aos irmãos Escoteiros do mundo inteiro."
* Fonte site da UEB/DF www.ueb-df.org.br

São Jorge – Padroeiro dos Escoteiros

São Jorge: "patrono da Inglaterra", padroeiro de Portugal, da Catalunha, dos soldados e dos escoteiros. É venerado desde o século IV, "protetor do exército imperial", recebeu o honroso título de "Grande Mártir". Seu nome significa "aquele que trabalha a terra". Guerreiro originário da Capadócia e militar pagão do Império Romano ao tempo do imperador Diocleciano, que converteu-se ao cristianismo e não agüentou assistir calado às perseguições ordenadas pelo imperador. Foi morto na Palestina no dia 23 de abril de 303. Ele teria sido vítima da perseguição de Diocleciano, sendo torturado e decapitado em Nicomédia, tudo devido à sua fé cristã. Mesmo não existindo provas históricas da sua existência, a reputação de São Jorge é muito marcante no Oriente. É descrito como "um homem bom, cujos atos eram integralmente voltados à Deus". Foi retratado como um "paladino"
* Fonte Terra www.terra.com.br